Estilos de Cerveja

    Diferentes estilos de cervejas podem tornar-se distintos uns dos outros por cor, intensidade, método de produção, lugar de origem, etc.
    Estilos de Cerveja

    A primeira tentativa de criar um catálogo popular de cervejas do mundo por estilo foi do pioneiro escritor Michael Jackson, em seu livro "O guia mundial da cerveja", de 1977. Sua intensão naquele momento era clarear e elucidar cervejas normalmente obscuras e regionais para um público que nunca as havia encontrado até então.

    Existe uma variedade muito grande de classificações para estilos de cerveja, feitas por diferentes associações de cervejeiros, guias, publicações comerciais, livros especializados no mundo inteiro.

    Embora a diferença entre o conteúdo da maioria delas seja relativamente pequena, neste site é utilizado como base os critérios do BJCP (Beer Judge Certification Program), que é a atualmente adotada nos principais concursos de cerveja do mundo.

    Infelizmente, essa abordagem tornou-se um pântano de confusão e ofuscamento, parecendo às vezes que cada nova cerveja é agraciada com sua própria e singular descrição do estilo.

    Recomendamos que vocês, simplesmente, mantenham um paladar aberto e livre de preconceitos.